Marcadores

reflexões (1) vida (1)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tempo?

 Escrevi ouvindo: "Pararurá" do Chay Suede
Como alguém pode se tornar tão importante na sua vida em tão pouco tempo? É simples: arrumar uma situação difícil, aliada à falta de carinho mais um lugar com pessoas diferentes de você e de seu futuro amigo. Só isso. Só isso? Por trás disso há muito mais coisa. Há toda uma vida. Se amizade fosse tão fácil assim, todo mundo teria pelo menos uns cem melhores amigos. E a gente sabe que não é bem assim... A gente sabe que demanda um tempo para conseguir a confiança de alguém. E confiar também. Demanda gostos iguais, que só vem através do tempo. Então, isso não responde minha pergunta.
Sinceramente não sei como respondê-la. Passei tantos anos da minha vida imaginando que minhas amizades verdadeiras seriam construídas ao longo do tempo. Pensei que meus amigos de vida adulta seriam aqueles de lá de antes. Do Ensino Fundamental, talvez. Mas não. Desses eu mal tenho notícias. E confesso que, outrora importantes, hoje a maioria desses não fazem a mínima falta na minha vida. Exceto uns dois ou três, que ainda tenho contato e gosto, mas que, ainda assim, não tenho aquela amizade de antes. Já do Ensino Médio, talvez. Nessa fase da minha vida tive contato com diversos tipos de pessoas. Pessoas parecidas. Pessoas diferentes. Ótima maneira de crescer. Consegui vários colegas que julguei serem amigos. Hoje, pouco tempo depois de ter formado, tenho menos notícias deles do que dos "amigos" do Ensino Fundamental. Só os vejo por acaso. Hoje, desse grupo que um dia considerei grande, salvaram-se uns dez. Alguns deles até que se tornaram amigos de verdade só depois do vestibular. Percebo que amigos não se formam na escola, ou na faculdade, ou até no local de trabalho. Esses locais podem até ser um meio de conhecer pessoas novas. Mas o que faz com que a amizade se consolide de vez é o convívio na vida. Pode até parecer redundante essa expressão. Mas é a mais pura verdade. O convívio no colégio não nos faz conhecer a pessoa como ela realmente é. Isso só acontece quando você sai, vai na casa do outro, conversa bastante. E não aquela conversa de intervalo de aula. Mesmo não sendo uma convivência diária, quando há o encontro, parece que vocês ficaram somente alguns dias longe um do outro, o assunto não morre. Por isso que digo que amizade só se consegue com o tempo. Pois só com ele é possível obter todos esses requisitos. Mas não.
Quando uma amizade iniciada numa sala de faculdade, atravessa os muros do prédio e passa a ser uma verdadeira relação de carinho e afeto em apenas algumas semanas, ou dias. Isso acontece quando há mais do que um convívio diário. Há um convívio "horário". Quase vinte e quatro horas por dia juntos. Seja fisicamente, seja em pensamento. Quase uma relação de marido e mulher. Só que sem aquela relação carnal. Só aquela relação de sentimentos, algo que nem os casados possuem. Uma relação de irmãos. Com brigas e desavenças, inclusive. Mas, afinal, que amizade verdadeira não é construída por altos e baixos? E são nessas brigas que a gente vê quem é amigo de verdade. Quem tem coragem de assumir o próprio erro ao ponto de valorizar tanto uma amizade? Digo isso porque já perdi algumas amizades através de brigas. Ninguém quis ceder e assumir seu erro que a relação acabou pra sempre.
Para muitos, a distância é um fator separador. Para mim, não. É aglutinadora. Algo que serve para que haja uma maior união. uma maior vontade de ficar perto. Uma amizade que resiste à distância é uma amizade verdadeira. Que não demonstra interesses. Por isso mesmo é algo difícil de se conseguir. Difícil superar a real intenção da maioria das relações humanas e passar por cima disso tudo. Mas, mesmo assim, o encontro é fundamental para matar as saudades e relembrar aquele tempo que foi bom, mas não volta nunca mais.

Um comentário:

  1. Nossa amizade é dessas que a distÂncia não foi capaz de acabar
    te amo amigo

    ResponderExcluir